Saúde

Lentes de contato: 5 tipos que você precisa conhecer

2 de outubro de 2018
Oi meninas! Hoje falarei sobre lentes de contato. Decidi pesquisar um pouco para saber qual a melhor opção para eu usar e compartilhar com vocês.

Desde que foram incorporadas à rotina de pessoas com problemas de vista, as lentes de contato trouxeram consigo uma liberdade e amplitude de visão nunca vista antes.
Se por um lado, os óculos de grau possibilitaram corrigir erros refrativos como miopia e astigmatismo, seja separadamente ou em conjunto, hoje são as lentes de contato com grau e sem grau que conquistaram a preferência dos consumidores.
Nos próximos parágrafos, você confere os tipos de lentes mais comuns no mercado e como cada um deles atua na correção dos problemas de visão. Acompanhe!

lentes_de_contato_gelatinosa

Tipos de lente 

A evolução pela qual o mercado oftalmológico passou nas últimas décadas fez com que as lentes de contato com grau e sem grau adquirirem diferentes materiais e funções para se adaptar à rotina dos seus usuários. Enquanto algumas priorizam o conforto, outras tem a durabilidade e facilidade de limpeza como principais diferenciais. Vamos aos modelos!

1. Lentes de contato rígidas

Indicadas para pessoas que possuem graus mais elevados, as lentes rígidas são feitas de material gás permeável, conhecido por possibilitar uma maior transmissão de oxigênio para a córnea.
Por contar com uma mistura de plástico e silicone, essas lentes de contato se destacam no quesito durabilidade e menor propensão ao desenvolvimento de bactérias.
Contudo, mesmo oferecendo um nível de conforto aceitável, essas lentes descartáveis ainda perdem em relação ao conforto proporcionado pelos modelos gelatinosos.   

2. Lentes de contato gelatinosas

A maior vantagem das lentes gelatinosas está justamente no conforto que elas oferecem. Ele é resultado da maior quantidade de água na sua composição, aliado ao formato fino que se adapta mais facilidade ao olho.
Sua versatilidade de uso garante que indivíduos com miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo possam usá-las, salvo restrições de graus mais altos. Neste casos é importante consultar um oftalmologista para saber se não é mais vantajoso partir para as lentes rígidas.                  

 3. Lentes de contato tóricas

Pessoas que têm histórico de astigmatismo, miopia e hipermetropia encontram nas lentes tóricas uma das melhores opções para corrigir esse erro refrativo.
Por possuírem curvaturas abrangendo todos os ângulos, essas lentes de contato atendem muito bem indivíduos que lidam com o desconforto da visão embaçada.
As lentes de contato tóricas são desenvolvidas com uma tecnologia que estabiliza a lente sob a córnea, fazendo com que ela acompanhe o movimento dos olhos. Uma se chama “prisma de lastro”, já a outra é conhecida pelo nome de “Sistema de estabilização acelerada”.
Enquanto que a primeira é mais grossa nas extremidades, além de contar com a gravidade para permanecer na posição correta, a segunda conta com as laterais em formato horizontal que permitem que a lente de contato acompanhe o movimento da cabeça, seja na hora de deitar no sofá ou até mesmo para olhar para cima ou para baixo.

4. Lentes de contato multifocais

Quem sofre de presbiopia (perda de visão para perto que acontece a partir dos 40 anos de idade) pode dar um descanso para os óculos e a adotar as lentes multifocais na rotina. Estão disponíveis em dois modelos: concêntrico e asférico.
Formada por círculos concêntricos, sendo que cada um deles possui uma gradação diferente, a lente concêntrica permite que tanto os graus de perto quanto de longe sejam ajustados conforme os olhos focalizam objetos que estão longe ou próximos do campo de visão.
Por outro lado, a lente asférica combina os graus para longe e perto de forma que o usuário não precise movimentar os olhos para focalizar o que está a sua frente. Isso contribui para uma maior sensação de conforto.

5. Lentes de contato coloridas

Também conhecidas como lentes estéticas, as lentes coloridas trouxeram consigo a possibilidade de realçar a cor dos olhos, atuando na pigmentação da córnea. É feita de material gelatinoso, que como foi mencionado acima, tem como vantagem o conforto prolongado.

lentes_de_contato

Apesar de serem usadas por profissionais que trabalham com a própria imagem, como atores, atrizes, jornalistas, modelos, entre outros, essas lentes de contato descartáveis também vem conquistando o coração da maioria das pessoas comuns.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply