Viagem

7 blocos clássicos no carnaval do Rio de Janeiro

24 de janeiro de 2020

 

Captura de Tela 2020-01-24 às 16.33.10

Blocos imperdíveis no carnaval do Rio de Janeiro é o que não faltam, não é à toa que esse é um dos momentos mais esperados pelos moradores e turistas da Cidade Maravilhosa. Em 2020, a folia começa oficialmente no dia 21 de fevereiro e segue até o dia 25, mas já é possível curtir os melhores blocos do carnaval do Rio de Janeiro algumas semanas antes.

Além dos famosos e impressionantes desfiles das escolas de samba, o carnaval de rua também é intenso, com numerosos quarteirões espalhados pela cidade. Os blocos geralmente desfilam em sete áreas diferentes: Zona Norte, Centro, Zona Sul, Barra / Jacarepaguá, Zona Oeste, Grande Tijuca e Ilha do Governador.

Qual bloco de carnaval do Rio fará parte do seu roteiro da folia?

1. Bloco das Carmelitas – Fantasias de freiras são tradição do bloco

Bloco das Carmelitas - Fantasias de freiras são tradição do bloco

Fundado em 1990, o Bloco das Carmelitas foi criado em homenagem a socialite Laurinda Santos Lobo, que realizava as festas badaladas em sua casa, no bairro de Santa Teresa, nas primeiras décadas do século 20. Inicialmente, o bloco era formado apenas por pessoas que jogavam futebol no terreno ao lado da casa de Laurinda.

A inspiração para o nome surgiu devido ao Convento de Carmelitas que também fica em Santa Teresa. Há uma lenda que diz que todo ano uma freira pula o muro do convento para aproveitar o carnaval. Foi dessa brincadeira que surgiu a tradição dos foliões do bloco se fantasiarem de freiras no desfile que costuma acontecer da Ladeira de Santa Teresa até o Largo dos Guimarães.

2. Cordão da Bola Preta – O bloco de carnaval mais antigo do Rio de Janeiro

O Cordão da Bola Preta é um dos blocos de carnavais mais aguardados do Rio e também o mais antigo, fundado em 1918. Para se ter uma ideia do tamanho da folia, em 2013, a organização do bloco registrou a presença de 2 milhões de pessoas.

Atualmente, o Cordão da Bola Preta disputa com o Galo da Madrugada, do carnaval em Recife, o título de maior bloco de Carnaval do planeta. O bloco é tão especial que é apadrinhado pela cantora Maria Rita e o sambista Neguinho da Beija-Flor. O desfile, que acontece tradicionalmente no sábado de carnaval, percorre a Rua 1° de Março, segue até a Avenida Presidente Antônio e termina o trajeto na Rua Araújo Porto Alegre.

3. Banda de Ipanema – Curta o Carnaval em Ipanema

Banda de Ipanema - Curta o Carnaval em Ipanema

O bloco Banda de Ipanema foi criado em 1964, inspirado na boemia do bairro de mesmo nome, por vários integrantes do jornal “O Pasquim”, entre eles o cartunista Ziraldo. Com uma proposta irreverente, seus membros desfilavam fingindo que estavam tocando instrumentos quebrados, enquanto uma banda de verdade tocava ao fundo.

Chico Buarque, Clara Nunes, Leila Diniz, Clementina de Jesus e Bibi Ferreira são alguns dos artistas que já foram padrinhos do bloco, que recebeu o título de Patrimônio Imaterial da cidade do Rio de Janeiro em 2004. Já é uma tradição o bloco desfilar no sábado de carnaval. Seu percurso tem início no período da tarde, na Praça General Osório, em Ipanema, é claro.

4. Simpatia é quase amor

Política e deboche fazem parte do DNA desse bloco

Criado na época das Diretas Já, em 1985, o bloco Simpatia é quase amor, que tem como madrinha a Dona Zica da Mangueira, arrasta multidões pelas ruas da Zona Sul e é tido como um dos mais carismáticos da região. Seu desfile acontece tradicionalmente no domingo de carnaval e tem concentração na Praça General Osório.

O bloco não nega a sua veia política e debochada e em seu grito de guerra já entoam um salve para a “burguesia de Ipanema”. A brincadeira também está nas cores da sua bandeira, o amarelo e lilás foram usados para fazer referência ao remédio que muitos foliões tomam para aliviar a ressaca, o Engov.

5. Monobloco – Curta diferentes ritmos no carnaval

Monobloco - Curta diferentes ritmos no carnaval

Com uma pegada um pouco diferente, o Monobloco é outra manifestação que vale a pena ver de perto. Durante o ano, ele funciona como uma oficina para ensinar pessoas a tocarem percussão e no carnaval toma as ruas da cidade, tocando ritmos variados, que vão das marchinhas tradicionais ao funk.

Em 2017, o bloco foi o responsável por arrastar 400 mil foliões para as ruas no pós-carnaval, fechando as comemorações do Carnaval no Rio de Janeiro. Em 2018, o Monobloco comemorou 18 anos de existência, ou seja, sua “maioridade” e deixou o Centro do Rio para ocupar o Aterro do Flamengo durante a folia.

6. Sargento Pimenta – Aproveite o carnaval carioca ao som dos Beatles

Você é um beatlemaníaco e quer aproveitar o melhor do carnaval do Rio de Janeiro ao som da banda inglesa? Então, o tradicional Bloco do Sargento Pimenta foi feito para você. Ele é um projeto musical que une as músicas dos Beatles com os ritmos brasileiros.

Durante o desfile do bloco, você terá a oportunidade de ouvir uma versão em funk de “A Hard Day’s Night”, “All My Loving” em ritmo de marchinha e “I Wanna Hold Your Hand” em sua versão samba. Além das músicas do quarteto de Liverpool, você também se deparará com bonecos gigantes da banda e verá os membros da bateria com blusas inspiradas pelo figurino usado na capa do álbum Sgt Peppers.

7. Bangalafumenga – O Banga anima os foliões no Aterro do Flamengo

Bangalafumenga - O Banga anima os foliões no Aterro do Flamengo

O bloco Bangalafumenga pode ter um nome difícil de pronunciar, que é quase um trava-língua, mas isso não fez com que ele deixasse de ser uma das principais atrações do carnaval no Rio de Janeiro. Para facilitar o bloco ganhou o apelido carinhoso de Banga e seu desfile ocorre tradicionalmente no Aterro do Flamengo.

Os foliões que acompanham o Banga têm a oportunidade de curtir ritmos diversos, em um repertório eclético, que diverte os foliões. A apresentação com variados estilos de músicas brasileiras se tornou uma marca registrada da banda do bloco, que explora a rica miscigenação cultural do nosso país em sua batucada.

Faça sua listinha de blocos, chame os amigos, decida suas fantasias, reserve um dos hotéis no Rio de Janeiro e tenha um carnaval inesquecível!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply